NFV FORA D` HORAS 28-07-2023

31.07.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Deputado da UNITA no Namibe, Américo Samoma denuncia situação social degradante das Comunidades do Município do Virei ciclicamente assolado pela seca.

2-MPLA no Namibe, Marcha sábado em apoio ao seu líder João Lourenço.

3-Garimpeiros de sal-gema no deserto do Curoca no Tombwa, falam da descoberta e da venda no combate á fome.

4- Ambientalistas no sul de Angola defendem agravamento das penas nos crimes ambientais.

5- CFB presta mau serviço á população, diz Secretário do PRS no Huambo.

Nós somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, eu sou Dino Manuel, a partir da cidade de Ondjiva capital da província do Cunene, este jornal conta os apoios do NED e da Open Society.

 

1-Américo Wongo, Deputado da Bancada parlamentar da UNITA pelo círculo Nacional, igualmente Secretário do partido do galo negro no Namibe, durante a sessão ordinária da Assembleia nacional, a margem da aprovação da conta geral do Estado, referente ao ano de 2021, fez lembrar aos membros do executivo central há 90% assolado pela seca.  O parlamentar da bancada da UNITA pediu que nos próximos orçamentos o município do Virei seja visto de forma especial para que tenha um orçamento que assegure a vida e a sobrevivência das comunidades locais carentes da água e de tudo.

2- Enquanto isso, o MPLA no Namibe, segundo o secretário provincial para informação e propaganda Azevedo Calassola, a margem do seminário provincial de capacitação de formadores Municipais do partido, realiza neste sábado, 29 de Julho, a com início as 8 horas, a marcha de apoio ao líder do partido João Lourenço. A marcha M vai acontecer em todos Municípios do Namibe, na mesma hora e dia.

3- Os Comboios de passageiros dos caminhos de ferro de Benguela CFB não estão a prestar bom trabalho aos cidadãos maltratado como se fosse animais dentro das carruagens, diz Soliya Selende Lumumba, secretário provincial do Huambo do partido de Renovação Social, no final da visita que efectuou a Estação do CFB, naquela província planaltica, na manhâ desta sexta-feira, 28 de Julho.

O politico do PRS condenou o que chamou de tratamento desumano  o execesso de lotação de pessoas nas carruagens do CFB até nas casas de banho, sobretudo no troço do Huambo á província do Moxico.

O político do PRS, aponta o dedo a Mixa pelos fiscais e a falta de precaução para mais carruagens a altura da demanda.

“Estão a levar as pessoas como se fossem animais, estão a levar as pessoas como se de mercadoria se trata-se”, criticou.

O líder do PRS no Huambo, manifestou-se ainda preocupado com o número de pessoas que pernoitam ao relento junto da Estação, a procura de um lugar para viajar nos comboios do CFB.

4-As famílias em extrema pobreza na localidade do Curoca descobriram nos últimos dias a existência de sal-gema no deserto local e o garimpo deste bem natural tem propiciado o ganha-pão das comunidades.

O repórter Comunitário Levita Molossande esteve no local e procurou saber dos garimpeiros como descobriram o sal-gema no deserto de kalahari.

O regresso a actividade de campo é o que muitos desejam implorando pelo apoio de imputes agrícolas junto das autoridades locais do estado

5-As leis contra crimes ambientais são brandas, não pretegem a fauna e a flora. Os ambientalistas no Cunene  defendem a revisão da lei sobre os crimes ambientais antes da vinda dos elefantes solicitados pelo Presidente João Lourenço de Botswana. A reportagem é da Voz da America, na voz do jornalista Armando Chicoca.

Reagindo nesta quinta-feira, 27, sobre  a vinda elefantes de Botswana e outros animais que regressam ao seu habitat dos países vizinhos, segundo o ambientalista Jerónimo António, da província do Cunene, é urgente a revisão da actual lei ambiental antes dos elefantes chegarem ao país, considerada branda para uma penalização mais gravosa.

“O presidente da república no Botswana falou do regresso de 8.000 elefantes para Angola, e como ambientalista é algo que me inquieta porque a nossa legislação ambiental não protege estes elefantes, se não de mudar, estamos a falar de sentenciar a morte dos mesmos”, disse.

Ambientalista no Cunene, buscou o exemplo do parque da Kissama que nos últimos anos, alguns generais amigos do ambiente potenciam  com animais vindos da África do Sul e hoje tudo leva a querer que foram abatidos.

“Estamos a falar do parque da Kissama, para conseguir ver um búfalo leva anos, todos animais foram abatidos”, denunciou.

O Eng.Yannes da Conceição Campos Lupeke, também diz que a actual lei sobre os crimes ambientais não ajuda a proteger a fauna e flora angolana. o ambientalista rebusca as quantidades de marfim vindas de Angola e apreendidas muito recentemente no exterior do país.

“A lei do ambiente é muito frágil, primeiro é que quem mata um elefante não é punido conforme deve ser. As zonas onde estes animais andam não têm guardas florestais e as pessoas caçam a seu belo prazer, prova disso são as sete toneladas de marfins recentemente retidos  em Vietinam”, disse.

Jeronimo Antonio condena o abate indiscriminado de animais selvagens e a venda de carne de caça um pouco por todas províncias do leste e não só também junto das estradas de angola sob o olhar silencioso das autoridades afins, para fins lucrativos e aponta o dedo os homens das armas em Angola.

“Os membros que mais abatem animais em Angola são das forças, de membros da Polícia Nacional, dos ex-militares, que têm a cultura de usar armas são estes que abatem animais de grande porte, eu mesmo já vi ao lado das estradas em Ndalatando, uma jiboia a espera de um chinês para sua compra, a lei angolana é tão doce”, sustentou.

Yannes Lupeke, defende que a semelhança do parque nacional do IONA gerido por privados sul Africanos, todos os parques em Angola deviam ser entregues a privados para, não só cuidar melhor os animais, mas também criar condições atrativas que potenciem o turismo em Angola.

“Duas coisas devem ser feitas, a 1ª é era no sentido de privatizar as nossas reservas, os nossos parques, para serem geridos por privados, a outra se isto não acontecer é recrutar mais guardas florestais”, concluiu.

A VOA procurou ouvir autoridades que atendem a conservação da natureza em Angola sem sucesso.

NFV, ponto final muito obrigado a todos, eu sou o Dino Manuel, a verdade dói,mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This