NFV FORA D` HORAS 25-08-2023

30.08.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2023, EÍS OS TITULOS.

1-Município de Chicomba em luto acidente de viação causa 7 mortos e 50 feridos na Huíla.

2-Polícia Nacional no sul de Angola, potenciados em matéria de direitos humanos.

3-Líder da UNITA faz balanço negativo um ano depois das eleições no país.

4-Angola precisa despertar do sono da cultura da bajulação diz Presidente da CEAST Dom Manuel Imbamba.

5-Vice-Presidente da república de Angola, assegura condições criadas para arranque do ano lectivo 2023/2024.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição e apresentação de Fonseca Tchingui, hoje apartir da cidade capital angolana Luanda, este jornal conta com os apoios do NED e da Open Society.

Sete mortos e 50 feridos é saldo negativo do acidente que aconteceu na madrugada de hoje, na localidade das três pontes município do Lubango, província da Huíla, onde um caminhão de marca Hino que transportava mais de 60 saco de milho capotou com um número considerável de famílias que por insuficiência de meios de transportes públicos preferem andar por cima de saco segundo o Activista cívico daquele município Venâncio Siwana, que lamentou o triste episódio.

O ativista disse ainda que acidentes de gênero já têm acontecido no município e o mesmo acusa a polícia nacional como sendo conivente desta prática que tem vindo a ceifar vida de muitos angolanos, naquela região do país.

Por conta dos autos preços praticados por taxistas neste município as comunidades preferem andar por cima de saco de milho onde pagam 2500, disse o Activista.

Por seu turno à polícia nacional na Huíla na voz do chefe de departamento de comunicação institucional e imprensa inspetor Benedito Walter fala dos dados adicionais.

Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, em declarações a rádio Despertar, um ano depois da realização das eleições gerais, disse que não houve melhorias na vida dos angolanos a medir pelo actual custo de vida que as famílias se encontram.

Dom Manuel Imbamba, Presidente da CEAST

O político insiste mesmo no processo de destituição do presidente da república João Lourenço.
Ouvíamos o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, um ano depois das eleições gerais em Angola.

Vários efectivos do ministério interior na região sul de Angola, participaram quarta-feira, (23) de uma acção formativa sobre matéria de direitos humanos, numa promoção do ministério da justiça e dos direitos humanos. O jornalista Armando Chicoca, completa esta informação.

Dom Manuel Imbamba, presidente da conferência episcopal Angola São Tomé, defendeu nesta quarta- feira, (23), que a cultura da militância fanática, bajulação, arrogância e a intriga são males que devem serem combatidos no seio da sociedade angolana. O prelado católico fez estas declarações, a margem da abertura da II conferência dos bispos da CEAST
realizado em Luanda.

As duas jornalistas da rádio Despertar que tinham sido detidas ontem quarta-feira, (23) pela Polícia Nacional, na localidade do Kikuxi, município de Viana província de Luanda, dizem ter sidos vítimas de abuso de autoridade numa clara violação a liberdade de expressão e de imprensa.

Esperança da Costa, vice-presidente da república deAngola, em declarações a imprensa no final da visita que efectuou nesta em algumas escolas na cidade de Luanda, nesta quinta-feira (24) disse que o executivo angolano continua empenhado na criação de condições para o ensino de qualidade. Quem contraria esta opinião, é o líder do movimento dos estudantes Francisco Teixeira.

NFV, ponto final, muito obrigado, eu sou Fonseca Tchingui, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This