ZÉ DU DEIXOU PRATO DE ARROZ NA MESA DE TODOS ANGOLANOS?!!!

28.08.2023

Cada um é livre falar hoje de José Eduardo dos Santos, o segundo Presidente da República de Angola, se calhar o único que teve a felicidade de governar Angola e os angolanos  por mais tempo indeterminado.

Por: Armando Chicoca

Permitam-me que dentro das minhas liberdades de ex+pressão, de manifestar, de opinião, de pensamento e respeito pelo próximo, pela primeira vez falo de Jose Eduardo dos Santos, antigo presidente da republica da nossa terra mãe, mas não do jeito que vocês pensam ou querem, simplesmente da minha maneira e do meu jeito.

Hoje seria mais uma data de JES, o dia de exaltações a figura do kota José Eduardo dos Santos, dia de festanças no Sambila, também o dia da
bajulação festiva e canina, que tudo era feito e seria feito por mais uma risonha primavera.

O kota Zé Dú bazou sem um adeus aos seus…!!!, nem a mim e a ti enquanto cidadãos com direitos e deveres, Angola e Espanha estavam e estão distanciados a longas horas.

Mas também é justo afirmar-se que o kota cumpriu com a lei da vida segundo a qual: “ o homem nasce, cresce, reproduz-se e morre. Também me pareceu que apenas com o falecimento de JES ficou claro na mente dos políticos angolanos, Mwangolês e outras franjas da cidadania angolana de que: ” todos somos peregrinos na face da terra. Seja quais forem as nossas origens sociais, credos religiosos, opção político-partidário, maniologias ou manias, riquezas ou cargos, ricos ou pobres, morremos no fim de tudo, a morte é o amigo inseparável da vida, só não morre o que não tem vida e por via disso, tudo na face da terra é mesmo vaidade).

José Eduardo dos Santos, Antigo PR de Angola

Todos nós, angolanos no kimbo e angolanos nas cidades e nas universidades estamos de acordo que o kota José Eduardo dos Santos partiu e deixou o pais doente. Mas eu tenho alguma coisa no meu subconsciente que me diz:”também foi o único até hoje que deu oportunidades a todos angolanos comerem um prato de arroz.

José Eduardo dos Santos, deixou muitos problemas no país mas também deixou a paz nas mesas das famílias (2.850.00 kzs o saco). A pergunta que se pode colocar, já que ninguém é e será capaz capaz de resolver os problemas do povo fora da gestão dos problemas ou mitigação dos efeitos/causas(os problemas não se resolvem gerem-se).

Será que José Eduardo dos Santos,partiu com o dever da sua época cumprida?! A minha resposta é. Sim! Se não fez melhor do que isso, se calhar os seus colaboradores bajuladores que ficaram e mantém-se no novo executivo têm mais culpa do que ele.

Para mim, resumidamente, não tenhamos ilusões, apesar dos pesares, hoje é mesmo dia de dizer: “Paz a sua alma, kota Zé Dú”. O mesmo o fiz com o mais velho Jonas Savimbi, meu ídolo político no pretérito dia 3 de Agosto do ano em curso.

Por razões naturais, o ser humano só reconhece quando perde. Portanto, só os vivos devem aos mortos, estou plenamente de acordo que os angolanos saberão reconhecer de positivo fez JES e perdoar também o passivo, obviamente.

Não fiquem com caras trancadas, sou Activista “cor de rosa”, profetizo a paz, a reconciliação nacional em Angola, porque se se lembrarem, os pecados, os excessos feitos por políticos angolanos desde 1975 para cá todos foram assumidos pelo presidente João Lourenço, na sua mensagem de reconciliação nacional dos angolanos e projecto de pacificação dos espíritos que está a culminar com a entrega das ossadas as famílias vítimas dos excessos do longo conflito político angolano.

O passado é mesmo passado, o presente é que é nosso do qual tudo devemos fazer para vivermos reconciliados, na base do perdão e irmandade. O futuro não é nosso não devemos pensar viver o futuro, projetemo-los sem ódio porque o futuro diz respeito aos nossos filhos.

Hoje é mesmo o dia de JES. Lembro-me que naqueles tempos nunca fiquei sem mil dólares americano no bolso durante o mês, e quando quisesse comprar algo para a minha fazenda recorria a vizinha República da Namíbia e conseguia gerir os meus problemas, com calma,precisamos voltar na paz dos corações,hoko! Paz a sua alma, kota Zé Dú! Armando Chicoca “Silivondela” (XXVIII.VIII.MMXXIII-923171315)

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This