ASSOCIAÇÃO MÃOS LIVRES PREOCUPADA COM DETENÇÕES DE CIDADÃOS NAS LUNDAS DURANTE MANIFESTAÇÕES POR ALEGADA RECLAMAÇÃO DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PLASMADOS NA CONSTITUIÇÃO

12.10.2023

Duzentas pessoas encontram-se detidas na cidade do Saurimo, província da Lunda Sul, em consequência de uma manifestação realizada Domingo, 8 de Outubro de 2023, quando exigiam autonomia das Lundas.

Por: Fonseca Tchingui

Em entrevista concedida ao Namibe Fala Verdade, sobre a detenção de mais de cem pessoas durante uma manifestação na Lunda-Sul, na sua reacção,o Presidente da Associação Mão Livres e Coordenador da Associação Tchota, Guilherme Neves, garantiu que a sua organização continuará a defender os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.

Guilherme Neves,Presidente da Associação Mão Livres

“A Mãos Livres enquanto uma Associação que defende os direitos e liberdades fundamentais, a questão das Lundas preocupa-nos, porque nós enquanto advogados dos direitos humanos já lá estivemos várias vezes, lembro-me ter defendidos vários activistas, desde Cafunfo. Cuango, Saurimo e outras localidades, infelizmente as Lundas entendemos nós que os mecanismos de diálogo entre os cidadãos e governantes não tem sido bem geridos, parece que o espaço de diálogo continua ser fechado, e há essa tendência de governador as pessoas na base de força, eu penso que o problema da Lunda passa pelo diálogo, passa fundamentalmente pela resolução dos problemas básicos da saúde, da educação dar acesso aos serviços básicos como o saneamento básico, do emprego, das vias de comunicação, enfim, tudo isso falta nas Liundas, independemente ser uma zona rica em diamente, mas infelizmente as comunidades em volta da indústria extractiva são as que mais vivem na pobreza.

Eu acho que o problema das Lundas mais que persseguirem os activistas, mais que detê-los e condená-los não resolve o problema”, replicou.

O membro da sociedade civil que falava à margem do fórumo sobre o Impacto da exploração dos recursos naturais na vida das comuunidades locais, do Namibe,realizado no pretérito dia 9 de Outubro na cidade capital da provincia, apontou como a solução airosa do imbrónglio entre as comunidades e o governo, a resolução dos problemas atinentes ao degradado tecido social.

“O problema das Lundas deve ser resolvido desde que as questões sociais de facto sejam resolvido. Não se compreende uma zona tão rica que tenha as vias de comunicação tão deficientes e que as pessoas não conseguem circular livremente. É prpeciso também retirar esse ambiente militarizado naquela zona, e infelizmente isso tendem frustar também as pepssoas porque quanto mais criar dificuldade as pessoas não se expressarem livremente isso começa a criar outro sentimento de revolta, isso é que infelizmente acontece nas Lundas.

Eu acho que as pessoas nos termos da própria constituição têm essa liberdade de livremente expressar as suas opiniões. As pepssoas não estão proibidas de fazer uma crítica a determinadas situações ou as más práticas de governação.O que se entrende nas lundas é qualquer pessoa que aponta as más práticas de governação pensa-se que é inimigo, penso que deve ser tirada essa ideia de que as pessoas são inimigas,não, é um direito constitucional, e devem reclamar, é fundamental que o governo precisa entender,e interpretar bem as mensagens daquela comunidade, o quê que realmente quer. A comunidade não precisa muita coisa, só precisa que as condições básicas de sobrevivência estejam garantidas acreditamos que essa tenção vai reduzir”,frisou.

E na sua reacção às informações postas a circulção nos órgãos de comuniucação públicos e privados ,e nas redes sociais sobre o caso, o porta-voz do ministério do Interior na Lunda-Sul, Flourenço de Almeida explicou: “Fomos surpreendidos por um grupo de indivíduos às seis horas da manhã no município do Saurimo, concretamente na via principal que dá acesso ao bairro Candembe, de indivíduos que pretendiam realizar manifestões dentro da cidade sem nenhuma autorização. Haviam senhoras com bebés, e também alguns idosos, que aquilo que nos oferece que é a segurança pública e também dessas mesmas pessoas, procuramos conte-los para garantir a segurança dos mesmos, mas não tivemos sucesso, e na abordagem que as autoridades policiais foram fazendo com esses indivíduos começaram a insurgir-se contra as forças, e que começaram arremeçar objectos contundentes, que por sinal até causaram danos materiais a três viaturas patrulheiras do Comando municipal.

Como resistiam levou-se a custódia das forças cerca de 150 indivíduos que estão nestara detidos ou então retidos para serem catalogados e depois então serem postos em liberdade.Apelar a população, sobretudo no municipio do Saurimo a ter calma, a estar tranquila, nada isso, que está se a dizer nas redes sociais, não é verdade, não temos nenhum tumulto ou motrim que podiam visar as instituições públicas”, explicou.

Entretanto, o Namibe Fala Verdade soube que o números de detenções eleva-se para duzenta e duas pessoas (202) segundo noticiou a Voz da América na sua edição de terça-feira, 10 de Outubro de 2023, com idades entre os 18 à78 anos de idade. https://www.facebook.com/namibefalaverdade/videos/183935211412819/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This