BISPOS, POLÍTICOS , GOVERNANTES E SOCIEDADE CIVIL RENDERAM HOMENAGEM AO 1º BISPO DO NAMIBE (DOM MATEUS TOMÁS)

30.10.2023

Os restos mortais de Dom Mateus Tomás, primeiro Bispo da diocese do Namibe, foram transladados hoje 30 de Outubro de 2023, na sé catedral local 13 anos depois no cemitério municipal por morte de acidente de viação.

Por:Fonseca Tchingui

Deputados, governantes, bispos, fieis católicos e membros da sociedade civil, renderam na manhã desta segunda-feira 30 de outubro a singela homengem à Dom Mateus Feliciano Tomás, na sua última morada na Sé da diocese do Namibe, falecido à 30 de Outubro de 2010 vítima de acidente de viação, no município de Chongoroi província de Benguela quando regressava da conferência da CEASTE em Luanda para o Namibe.

Os restos mortais de Dom Mateus Tomás, tinha sido sepultado no cemitério municipal do Namibe, onde sexta-feira, 27 de outubro, foram exumados e enterrados nesta segunda-feira, 30, na Sé Catedral da diocese do Namibe por ser o primeiro bispo conforme a tradição da igreja católica.

Dom Estanislau Tchindekasse, bispo da diocese do Dundo, Lunda Norte, presidiu a homília, que decorreu na sé catedral do Namibe.

“Estamos aqui reunidos no pátio da Sé Catedral do Namibe, para testemunhar a última morada do bispo Dom Mateus Tomás, nesta cerimonia rica de saudades e de emoção mas ancorada na esperança da ressurreição”, disse.

Dom José Manuel Imbamba, Presidente da conferência Episcopal de Angola em São Tomé, destacou na ocasião os feitos do bispo de feliz memória no Namibe.

“A vossa oração sincera, pois é o melhor conforto e consolação. Agradecemos todos também aqueles que aqui vieram render esta homenagem. Ele que conosco partilhou a vida humana, a vida sacerdotal e a vida episcopal, se estamos aqui é porque ele não morreu, ele está com Deus”, concluiu.

Da presidência da república de Angola, veio a secretária do PR João Lourenço, para os assuntos sociais Fátima Vieiga, que reconheceu os feitos do primeiro bispo do Namibe.

“Penso que os fieis devem prosseguir com as suas orações, só a oração é que deve levar um descanso eterno a última morada do nosso saudoso bispo do Namibe Dom Mateus”, reagiu.

Para Archer Mangueira, governador do Namibe, é dever de nós cristãos prestar esta devida homenagem.

“Como cristão temos o dever de prestar essa sentida homenagem ao senhor bispo Mateus, uma pessoa que morreu ainda muito jovem e que tinha iniciado o exercício de bispo aqui na nossa província”, lamentou.

Sampaio Mucanda, deputado pela bancada parlamentar da UNITA, também reconheceu os grandes feitos do bispo do Namibe Mateus Tomás na construção de uma sociedade académica na província.
“Rendemos hoje a devida homenagem ao então bispo do Namibe, que muito fez para edificação da nossa província nos vários domínios. Sabemos que a igreja católica tem ajudado muito nos sector da saúde e da educação, temos o instituto de ciências religiosas que tem contribuído bastante na formação do homem novo, isto é fruto do trabalho dele”,realçou.

Américo Wongo, igualmente deputado da UNITA e secretário provincial do galo negro no Namibe, disse o acto em si, representa recolhimento.

“Enquanto perigrinos precisamos deixar sempre um traço útil para as novas gerações. Inclinamo-nos perante a família biológica nestes momentos tão difíceis, é bom partilharmos estes momentos”, concluiu o parlamentar.

Lembrar que participaram neste acto dez Bispos das 18 províncias do país.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This