NFV FORA D` HORAS 24-10-2023

28.10.2023

NOTICIÁRIO DO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2023, COM OS SEGUINTES TÓPICOS.

1- Agricultores no Cunene e no Namibe constrangidos com altos preços de fertilizantes no mercado nacional.

2-MPLA e a UNITA trocam mimos no Namibe em torno do processo de destituição do presidente da república João Lourenço no parlamento angolano .

3-Autoctones mucubais ressentem degradação social por alto custo de vida nos últimos dias

4-Falta de água, iluminação pública e saneamento básico entre preocupações apresentadas ao governador Archer Mangueira na jornada de auscultação á população do Municipio capital do Namibe.

5-Organizações juvenis angolanas criticam líder da JMPLA.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, co-produção de Esmael Pena, eu sou Ester culembe, com apoios do NED e da Open Society.

1-O Primeiro Secretário provincial do partido dos camaradas, no Namibe, Archer Mangueira, disse nos ultimos dias, em acto de massas de exaltação a figura de João Lourenço, enquanto presidente da República que os dirigentes da UINTA, ensaiaram um golpe institucional destituição do Presidente da República.

Archer Mangueira reforçou dizendo que a UNITA, forjou uma acusação passivel de procedimento criminal.
Em resposta, Americo Wongo, dirigente da UNITA no Namibe disse que o seu partido não vive de favores do partido dos camaradas.

Para o Secretario Provincial do galo negro no Namibe as acusações do dirigente do mpla estão desprovidas de fundamento juridico-legal. Américo Wongo, secretário provincial da UNITA, reagindo as declarações do primeiro secretário provincial do partido dos camaradas no Namibe, Archer Mangueira.

2-O Processo de auscultação as comunidades da província do Namibe, levou Archer Mangueira, ouvir os moradores do bairro Saidy Mingas na cidade capital do Namibe. O repórter Loide Espera, tem mais dados.
Depois de ter ausculatado as comunidades do municípios do Tombwa, Bibala e Camucuio, agora coube as comunidades do município sede capital do Namibe. Os habitantes da zona do Saidy Mingas apresentaram as suas preocupações ao governante.
Por sua vez Archer Mangueira, disse ter tomado boa nota das preocupações levantadas pelas comunidades locais.
lembro no entanto que várias escolas e centros de saúde tem sido erguidos no âmbito dos resultados de auscultação ás comunidades.

3-As comunidades camponesas na província do Cunene, manifestam-se desapontadas com altos custos do preços de fertilizantes, segundo os entrevistados da comercial Lumbamba, na cidade de Ondjiva.
Por seu turmo, rita Candjala Jolima, uma das mulheres camponesas do vale do giraul de baixo na cidade capital do Namibe, também queixou-se do alto custo do preço de fertilizandes para a agricultura.

4-A degradação do tecido social no país, continua fazer vítimas no interior da província do Namibe. Todos dados com a repórter Anabela Afonso.
Desta vez o grito de fome e miséria vem dos autoctones mucubais do município do Virei um dos mais afectados pela seca províncial.
O gado que constitui um dos maiores bancos desta franja social, também morreu por conta da seca e como se não bastasse as comunidades estão submetidas a mendicidade.
Os autoctones dizem que não vão comer natal, o presidente João Lourenco deve baixar o custo da cesta básica

5-O primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, considerou nos último dias, que a sua organização é a única no país com projectos de sociedade e as demais organizações juvenis são “meras associações criminosas”. Esta é uma reportagem da voz da América, produzida pelo jornalista Coque Mukuta.
O primeiro secretário nacional da Juventude MPLA, partido no poder, Crispiniano dos Santos, considerou no domingo, 22, que a sua organização juvenil é a única no País, e as demais são “meras associações criminosas”.

Líderes das organizações juvenis da UNITA e da FNLA, na oposição, devolvem as acusações a Santos, enquanto o Movimento dos Estudantes Angolanos diz que “bandidos” são aqueles que recebem mais de 500 milhões de kwanzas para realizar um campo de férias.
Ao intervir num comício de apoio ao Presidente João Lourenço, Crispiniano dos Santos, foi enfático ao dizer, “sem medo de errar, a JMPLA é a única organização juvenil do País e não existe outra”.

“É a única que doa sangue para salvar vidas, é a única que prepara a juventude para o ensino superior, é a única comprometida com a causa da juventude, a única que planta árvores, tendo em vista as alterações climáticas, As demais são meras associações criminosas”, afirmou o líder da JMPLA.

O secretário-geral da organização juvenil da UNITA, JURA, não demorou em reagir.

“Eu considero uma intervenção bastante infeliz na medida em que quem faz desconhece o que é a política e o seu panorama real, tentar descredibilizar organizações civis e políticas que constituem a maior força e esperança da juventude angolana é apenas uma utopia e de um jovem que não tem condições de líder, anda perdido na missão e quer chamar atenção aos seus chefes porque ainda está aí para poder sobreviver”, afirmou Nelito Ekuikui.

Quem também condena a reação do primeiro secretário nacional da JMPLA, é o secretário nacional da JFNLA, Kiaku Kiala quem classifica essas declarações de criminosas.

“Isso não condiz com a verdade e é crime, o rapaz ainda é muito miúdo e não sabe o que diz, não sabe o que pode oferecer do ponto de vista negativo”, apontou Kiala.

Por seu lado, o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, Francisco Teixeira, lamenta a posição de Crispiniano dos Santos e diz que os bandidos são aqueles que recebem mais de 500 milhões de kwanzas para realizar o CANFEU (o Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários), e não apresentam nenhum relatório, não apresentam nenhuma solução para os problemas da juventude”.

“Bandidos são eles que promovem a prostituição a bebedeira com dinheiro que podia ser investido em coisas mais serias”, conclui Teixeira.

A Voz da América contatou Isaías Calunga, presidente da Plataforma Juvenil, que congrega centena de organizações, mas não obtivemos qualquer resposta.

E com esta notícia colocamos ponto final, muito obrigados a todos, a verdade dói mas liberta, eu sou a Ester Culembe, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This