NFV FORA D` HORAS 19-12-2023

31.12.2023

Noticiário NFV, edição de terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, com os seguintes tópicos:

1 – Presidente do MPLA denuncia  existência de forças que  querem derrubar  partido dos camaradas;

2 – Detidos  no Cunene doze cidadãos  suspeitos de diversos crimes;

3 – Governo provincial do Namibe  quer envolvimento de cidadãos no combate contra vandalização de bens públicos;

4 – Namibe: autoridades governamentais abraços com danos causados pelas enxurradas  na serra da Leba e Humbia;

5 – Secretário provincial do PRS no Huambo minimiza  discurso do Presidente do MPLA proferido esta segunda-feira em Luanda.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, eu sou Dino Manuel, apoios do NED e da Open Society.

 

O Presidente do MPLA, João Manuel Gonçalves Lourenço, denunciou  nesta segunda-feira em Luanda, a existência de forças que financiam pessoas, organnizações e partidos políticos,  visando derrubar o seu partido  empenhado na luta contra a corrupção. João Lourenço, que falava  na abertura da sessão ordinária do Comité Central do MPLA  reafirmou a sua determinação de prosseguir a luta  contra a corrupção.

João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente do MPLA

“É oportuno reafirmar aqui perante o partido, que nos incumbiu de o fazer, a nossa determinação é de levar este combate avante como era de se esperar, as conhecidas forças retrógadas da nossa sociedade ao invés de aplaudir e incorajar as instituições envolvidas nessa luta sem tréguas preferem dizer que não se está afazer nada mesmo com os factos a mostra porque afinal os atos da justiça apartir de determinada fase dos processos passam a ser do domínio público este comportamento visa distorcer a realidade  dos factos enquanto ao mesmo tempo essas pessoas, organizações ou partidos políticos fizeram uma clara aliança aqueles que durante anos utilizaaram em grande escala, o horário e bens públicos em beneficios próprios e que hoje na tentativa de regresso ao passado dourado financiam a luta para derrubar o MPLA, partido político verdadeiramente empenhado na luta contra a corrupção”.

 

E o Secretário provincial do Partido de Renovação Social-PRS no Huambo, Soliya Selende Lumumba,  minimizou o discurso do Presidente do MPLA João Lourenço, afirmando que não corresponde a verdade.

António Soliya Selende Lumumba, Secretário Provincial do PRS

“Eu penso que não é verdade porque eles são como os catatos na frigideira e que na minha língua chamamos Ovongo, eles estão na frigideira, eles não estão a ver que a frigideira está quente, é que esta a lhes queimar estão se morder entre eles, João Lourença aqui quer morder os outros igual os outros também vão lhe mordendo, eles estão na frigideira a morder-se entre eles porque o que estaá quente é a frigideira o problema é da governação ninguém esta a financiar, aliás eles é que têm dinheiro, só eles é que usaram essas práticas durante muito tempo, o MPELIA usou essas práticas de financiar este e aquele para queimar a imagem dele, estragar os partidos distruir as organizações que tendem, sobre tudo para os direitos humanos, essa foi a prática antiga do MPLIA e isto nunca foi prática de nenhum partido na oposição, obviamente que o pronunciamento de facto acompanhamos foi este é porque estão a ver que a frigideira está quente a desgovernação atingiu apogel.

António Soliya Selende Lumumba, Secretário Provincial do PRS

Entre eles descubriram que, até criança que nascem agora basta vir ao mundo e descobre que nasceu em Angola obviamente que ele vai dizer que aqui as coisas estão mal, estão péssimas, então é isso que se passa não é nenhum financiamento, organizações não governamentais, nós estamos a procura, os jovens estão a procura de emprego estão a fugir em Angola para ir para o exterior, quem é que está a financiar? Então estariam aqui a serem financiados para não irem para o exterior, não corresponde à verdade os pronunciamentos do Presidente do MPELIA por tanto o Presidente de Angola, porque aquilo que nós estamos acompanhar que sabemos daquilo que é a governação do MPELIA, o MPELIA ficou de facto completamente erroto porque sabíamos, tínhamos a certeza infelizmente enganosa de que o João Lourenço iria trazer uma inovação mas foi o pior, foi mais péssimo do que se calhar de José Eduardo dos Santos”.

 

Na província do Cunene, doze(12) cidadãos foram detidos na semana finda, pela polícia nacional  no Cunene, como presumíveis autores de  dezasseis (16) crimes de natureza diversa,  dos quais se destacam violência doméstica, tráfico de droga, agressão sexual, ofensas graves, furtos qualificados entre outros.

Segundo o diretor do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa, do Comando provincial da Polícia Nacional  no Cunene, Nicolau Tuvuecalela, dos referidos crimes  onze (11) foram  esclarecidos.

Nicolau Tuvuecalela, Diretor do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa, do Comando provincial da Polícia Nacional  no Cunene

“O comando provincial do Cunene da polícia nacional de Angola tomou conhecimento e registou dezasseis (16) crimes de natureza diversa, onze (11) esclarecidos, por prática deste crime foram detidos doze cidadãos como presumiveis autores, quanto as tipissidades foram cinco (5) de furto qualificado, diversos arquivos a destacar o furto de uma motorisada de marca TVS matricula LD-6451, HZ de cor vermelha três (3) televisores do tipo plasma, ocorrido nos municipios de Ombadja, no Vulai e na Macuta, três (3) de ofensas graves a integridade física ocorrido nos municipios de Kwanhama e Ombandja, três (3) de roubo qualificado onde foram subtraidos diversos artigos, a destacar dois (2) computadores de marca HP, dois (2) televisores do tipo plasma, ocorridos no municipio de Kwanhama.

Nicolau Tuvuecalela, Diretor do D.C.I.I do C.P.P.N.C

Um (1) de violência doméstica do tipo física ocorrido na localidade de Ocambanda, municipio de Kwanhama, praticado por um cidadão nacional detido de 30 anos de idade, foi lesada a esposa do mesmo de 28 anos de idade, um (1) de agressão sexual na sua forma tentada, ocorrido no interior de uma residência no bairro Onahumba cidade de Ondjiva municipio de Kwanhama praticado por um (1) cidadão nacional de 32 anos de idade, foi vitima uma cidadã de 25 anos de idade. Tráfico de menor gravidade de 2,7 quilogramas de estupefaciente vulgo liamba, ocorrido em Ondjiva na paragem da Santa Clara, bairro Naipalala 2, o suspeito de 62 anos de idade foi detido”.

 

Ainda na semana finda, no Namibe a polícia deteve  dois indivíduos  que extorquiam  os telemoveis dos cidadãos  na via pública com recurso  a arma branca. A revelação é  do porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, Ernesto Kalianguila  quando fazia o balanço da situação operativa  referente aos últimos sete dias.

Ernesto Kalianguila, Porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional

“O caso relacionado com a captura e detenção na sexta-feira passada na centralidade da praia Amélia, onde foram capturados e detidos em flagrante delito, dois (2) indivíduos que assaltavam as pessoas na via pública, dizer que esses indivíduos a bordo de uma motorizada, interpelavam as pessoas e um dos quais no caso pendura empunhando uma faca sob ameaça de morte retiravam e exigiam as pessoas entregar os telefones”.

 

A circulação  de pessoas e bens  do Namibe para Huíla e Vice-versa, nas estradas 280-1 e 280-2, pode ficar comprometida se não forem reparados os danos causados pelo desabamento de terra nas localidades da serra Humbia e da Leba. Os dados adicionais desta informação estão com o jornalista da Voz de América no Namibe Armando Chicoca.

Armando Chicoca

Autoridades da província do namibe com dificuldades para reparar os danos causados nos últimos dias, pelas enxurradas na serra da leba e também na serra da humbia. Os danos de deslizamento de terra na serra da leba e na serra da humbia, município da bibala província do Namibe, ameaça cortar a livre circulação de pessoas e bens na estrada 280, Namibe-Lubango. a constatação foi feita por uma comissão de protecção civil e bombeiros, liderada pelo governador da província do Namibe Archer Mangueira no final de semana, segundo disse Osvaldo Fernandes, director do INEA-Instituto Nacional de Estradas de Angola.

Osvaldo Fernandes, Diretor do INEA-Instituto Nacional de Estradas de Angola

“O Conselho de Proteção Civil da Bibala reportou-nos a nós que no âmbito das chuvas do final do mês de Novembro e início de Dezembro, aconteceram algumas erosões, nalguns dispositivos de drenagem dessas vias e que originou deslizamento de terra na serra da Leba, igualmente aqui também na serra da Humbia, dos quais também originou erosões nos taludes de algumas estruturas da estrada e foi visualizado que alguns, a gente vai conseguir a nível do serviço Provincial de estrada vamos conseguir dar a nossa prevenção para o seu estancamento e alguns vamos ter que pôr no âmbito das nacional naquilo que é no âmbito das ravinas para que as estruturas do Ministério levam a peito o estancamento daquelas que não estão ao nosso alcance a sua intervenção. Na serra da Leba nós identificamos ser de cinco (5) pontos dos quais de deslizamento de terra já intervencionados e um único ponto de processos erosivos este é que ainda não intervimos, vamos nos próximos dias fazer face a esse. Aqui na serra da Humbia foram visualizados no âmbito dessa visita três (3) pontos, mas de realçar que no âmbito da comunicação da proteção civil a nível do município nós temos a informação de cinco (5) pontos, vão ser alvos de limpeza de deslizamento de terra e outros estancamentos de processos erosivos, que estão dentro das nossas capacidades e os outros restantes pontos aqui falo de dois (2) tem a necessidade de se trabalhar com o betão betuminoso, essa nós não temos essa capacidade e essa última que também cai no âmbito das ravinas”.

 

As serras da Leba e da Humbia são as únicas vias terrestres que permitem a ligação Namibe com o Lubango. Bento dos Santos, administrador municipal adjunto da bibala.

Bento dos Santos, Administrador Municipal Adjunto da bibala.

“Esta via, é uma via muito importante porque liga Lubango e não só, nosso receio é que se houver danos maiores podemos ficar interditado ou engavetado sobre tudo a comunicação e circulação com as demais províncias”

 

Joaquim cahala, automobilista do troço Bibala-Lubango.

“Nessa altura em que as chuvas estão a cair com maior intensidade, apelamos aos automobilistas, para além de ser muito acentuado é cuberta de muitas árvores”.

Joaquim Cahala, automobilista do troço Bibala-Lubango.

 

Governo provincial do Namibe  quer envolvimento de cidadãos no combate contra a vandalização de bens públicos. Mais detalhes com Anabela Afonso.

Anabela Afonso.

O Vice-governador  do Namibe para  o sector político  social e económico Abel Kapitango, defende que  cada cidadão deve ser um agente activo, na  denúncia dos que vandalizam o bem colectivo, interpelando os indivíduos suspeitos de estarem  a destruir ou danificar o bem público.  Abel Kapitango apelou assim a todos para se pôr  um “basta aos actos de vandalismo dos bens públicos”.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This