NFV FORA D` HORAS 28-05-2024

28.05.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 28 de Maio de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Autoridades sanitárias no Namibe promovem nos próximos dias feira de doação de sangue;

2 – Reabilitação da ponte que dá acesso ao Instituto Agrário de Kapangombe desabada pelas chuvas, já consta dos plano do Ministério das obras;

3 – Membro da Associação de Pescas do Namibe, pede criminalização de armadores de que admitem pessoal inabilitado, para actividade de pesca;

4 – Governador do Cuando Cubango diz que divisão política administrativa, não vai afectar projectos de impacto sócio-económico da província;

5 – Ministro assegura conclusão do Estádio Municipal do Huambo no prazo previsto.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Coríntios Miguel, Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe

As autoridades sanitárias da província do Namibe, promovem nos próximos dias uma feira provincial de doação de sangue, com vista a fazer face a carência gritante com que se debatem as unidades sanitárias, que tem provocado várias mortes. O Director do Gabinete provincial da saúde, Coríntios Miguel, lança um apelo as instituições, associações e pessoas singulares para uma adesão massiva à campanha humanitária.

O Director do Gabinete provincial da saúde, Coríntios Miguel, lança um apelo as instituições, associações e pessoas singulares, para uma adesão massiva à feira de doação de sangue, a ter lugar de 13 a 15 de Junho que se avizinha.

 

Instituto Técnico Agrário de Kapangombe, dotado de meios rolantes. Domingos Marques completa esta notícia.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Aponta que dá acesso ao Instituto Técnico Agrário de Kapangombe, município da Bibala província do Namibe, consta do plano do Ministério das obras Públicas, segundo revelou nesta terça-feira 28, o Governador do Namibe, Archer Mangueira, quando fazia a entrega de uma viatura e três motorizadas aquela instituição de ensino profissional.

O governante disse que os meios rolantes ora entregues, vieram do Ministério da Educação no quadro do programa de apoio aos Institutos Médios Agrários.

Peça de Domingos Marques, Jornalista do NFV

O Director do Instituto Técnico Agrário do Kapangombe, Manuel de Jesus Paulo Kaquarta, disse que os meios vão facilitar alguns serviços, e colmatar as dificuldades com que se debate a instituição, no domínio dos transportes.

 

O membro da Associação de Pescas do Namibe, Fernando Condo, disse que as mortes de alguns por naufrágios, devem ser responsabilizadas aos armadores de pesca que admitem pessoal não habilitado para o exercício dessa actividade. Fernando Condo, aponta também como causa dos naufrágios de embarcações de pesca, as violações de limites definidos para a captura do pescado.

Fernando Condo, Membro da Associação de Pescas do Namibe

Fernando Condo, membro da Associação de Pescas do Namibe, pede responsabilização criminal aos armadores de pesca, que admitem pessoal não habilitado para a actividade de pesca.

 

O governador do Cuando Cubango disse no Namibe, que a divisão política Administrativa que se vai implementar no país, não vai afectar os projectos de desenvolvimento da província, antes pelo contrário, vai facilitar e acelerar os serviços as localidades.

José Martins, Governador do Cuando Cubango

José Martins, teceu estas considerações quando dava o ponto da situação sócio económico da província que dirige, durante o fórum sobre a cadeia de valor do porto do Namibe.

 

José Martins, Governador do Cuando Cubango

O governante disse também, que a divisão política administrativa não terá influência nos factores culturais dos povos da região.

Governador do Cuando Cubango, José Martins disse no Namibe. A divisão política Administrativa que se vai implementar no país, não vai afectar os projectos de desenvolvimento da província.

 

O ministro falava à imprensa, depois de visitar as obras do referido estádio, actualmente paralisadas, no bairro das Cacilhas, arredores da cidade do Huambo, com a capacidade para 22 mil espectadores, cuja construção teve início em Abril de 2023, com término previsto para finais de 2025.

Rui Falcão, Ministro do desporto

Rui Falcão disse ter vindo ao Huambo para constatar a construção da infraestrutura desportiva, por existir desafios e metas a serem cumpridas. O ministro informou que as obras estão na ordem de 40 por cento de execução física, tendo sido executadas apenas as infraestruturas externas do campo, pelo que será preciso começar a trabalhar na pista de atletismo, numa altura em que estão concluídas as bancadas.

De lembrar que a construção do Estádio Municipal do Huambo, anteriormente designada do Mambroa, decorre 12 anos depois da destruição do antigo, pelas autoridades governamentais, com o objectivo de erguer, no local, um outro equipamento desportivo moderno e com maior capacidade.

O futuro estádio, com 11 mil espectadores para cada bancada, vai ter um campo da categoria IV, em conformidade com as recomendações da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), para a prática de futebol profissional, nos vários escalões.

A infra-estrutura, orçada em 40 milhões de dólares, da linha de financiamento do Estado de Israel, vai dispor, entre outros compartimentos, de quatro balneários para os atletas, sala de emergências médicas, de controlo anti-doping, zona para os órgãos de comunicação social, composta por sala de imprensa, de trabalho, estúdios de TV e Rádio, para além de áreas técnicas, bem como uma Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Terá também, condições para a prática de atletismo, correspondentes à categoria III da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), nas modalidades de 100 metros, 110 metros barreiras, 200 metros, 4000 metros e 4100 metros estafetas, provas de salto à vara, salto em altura, salto em comprimento e triplo salto, lançamento de dardo, do peso e do martelo.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This