NFV FORA D` HORAS 27-06-2024

27.06.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 27 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Tudo apostos para feira de doação de sangue que vai decorrer nos cinco municípios do Namibe, a partir desta sexta-feira;

2 – Lar Amanhecer da Esperança procura financiamento para investir na agricultura, e formação técnica profissional;

3 – Namibe: consumo de drogas;

4 – Instituto de Investigação Veterinária do Namibe, doa mais de sete toneladas de Feno ao Cunene preocupa autoridades sanitárias e policiais

5 – Angola: Sindicalistas detidos após greve no Ministério das Pescas e Recursos Marinhos.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Coríntios Miguel, Director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe

O Director do Gabinete provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, garante que estão reunidas as condições técnicas, humanas e logísticas para o êxito da feira de doação de sangue. O certame acontece amanhã sexta-feira, e sábado no pavilhão desportivo Welwitshia Mirabilis.

Tudo preparado para a realização da feira de doação de sangue, a partir desta sexta-feira até sábado em todos os municípios da província.

 

A Direcção do Lar, Amanhecer da Esperança, necessita de financiamento para implementar projectos de fomento de agricultura, e formação técnica profissional das crianças internadas naquela instituição. O mentor do projecto, Padre Abel Kalanja, disse que o governo da província está receptivo à iniciativa.

Padre Abel Kalanja, Responsável do Lar Amanhecer da Esperança

Padre Abel Kalanja, responsável do Lar Amanhecer da Esperança, quer financiamento para investir na formação técnica profissional das crianças internadas naquela instituição e na agricultura.

 

Cento e quarenta e oito cidadãos, foram detidos desde o ano transato como presumíveis traficantes, e consumidores de drogas, bem como a apreensão de mais de cem quilogramas desse produto.  A informação foi revelada à rádio pública pelo Chefe do Departamento de Combate ao narcotráfico, Fernando Lengues no Namibe.

Fernando Lengues, Chefe do Departamento de Combate ao narcotráfico

 

E mais de quarenta pessoas foram diagnosticadas com perturbações mentais, por consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas pesadas, de Janeiro a Junho do ano em curso, em Moçâmedes província do Namibe. Estes dados fornecidos pela Delegação municipal da Saúde, foram avançados pelo representante do Instituto nacional de luta contra as drogas, Flávio Samandolo.

Flávio Samandolo, Representante do Instituto nacional de luta contra as drogas

Consumo de drogas, preocupa autoridades sanitárias e policiais no Namibe.

 

Feno produzido no município da Bibala província do Namibe já chegou criadores de gado do Cunene. Edson Fela.

O Instituto de Investigação Veterinária doou, ao Governo do Cunene, 38 rolos de feno que correspondem 7, 4 toneladas, com cerca de 200 quilos cada.

O feno que é alimentação do gado bovino, produzido na Estação Zootecnia da Cacanda (EZC), situado no município da Bibala, província do Namibe, está adstrito a estrutura orgânica do IIV, e é tutelado pelo Ministério da Agricultura e Florestas.

Segundo o diário da República de Angola que testemunhou a entrega, o acto foi orientado pelo secretário de Estado Para a Agricultura e Pecuária Castro Camarada, que fez a entrega formal ao vice-governador do Cunene para o sector político económico e social, Apolo Ndinoulenga.

Na Estação Zootécnia da Cacanda são pesquisadas e ensaiadas diversas espécies de plantas e seleccionadas aquelas que apresentam características próprias para a região e que produzem boa forragem.

O Instituto de Investigação Veterinária está a produzir os fardos e balões de feno com o objectivo de distribuir aos criadores de gado do sul do país.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Florestas, o Feno com aroma e sabor agradável, é aceite pelos animais, não sofre fermentação nenhuma nem ataques de pragas, não contém plantas tóxicas nem corpos estranhos, tem valor nutricional e é de fácil digestão para o gado, principalmente na época de seca, beneficiando também os animais dos municípios de Camucuio e Virei.

Peça de Edson Fela, Jornalista do Namibe Fala Verdade

 

Quase dois meses após uma greve no Ministério das Pescas e Recursos Marinhos em Angola, dois sindicalistas do setor foram levados recentemente por agentes da Polícia do local de serviço, para uma esquadra policial em Luanda, numa detenção que dizem ter sido orientada pela ministra Carmen dos Santos, por suposta retaliação. Outros dados desta notícia é com o jornalista João Marcos da Voz da América.

Peça de João Marcos, Correspondente da Voz da América

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This