NFV FORA D` HORAS 01-08-2024

01.08.2024

Noticiário NFV, edição de quinta feira 01 de Agosto de 2024 com seguintes tópicos:

1- Cidade de Moçâmedes capital do Namibe completa 175 anos dia 4 de Agosto no meio de reclamações dos citadinos por melhores serviços sociais básicos;

2 – Namibe: Instituto de Emergências Médicas necessita de mais técnicos;

3 – Potencialidades turísticas do Namibe patentes desde esta quinta-feira na EXPO-TUR em Moçâmedes capital da mesma província;

4 – Detidos no Lubango (Huíla) dois caçadores furtivos que pretendiam comercializar onça capturada no parque do Iona no Namibe;

5 – Angola Tribunal de Saurimo condena 198 cidadãos à prisão por alegado apoio à autonomia das Lundas.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques e emite o noticiário, com apoios do NED e da Open Society.

Moçâmedes, capital da província do Namibe, contada no rol das mais belas da orla marítima angolana completa no dia 4 deste mês 175 anos desde chegada dos primeiros portuguêses provenientes de Pernambuco, Brasil.

A data está ser assinalada com reclamações das comunidades, por melhores de serviços sociais básicos. Vias de acesso, melhor assistência sanitária, mais água potável energia eléctrica são dentre muitos serviços de que algumas comunidades são carentes, conforme fez saber Avelino Tchipenda líder das comunidades da Boa Esperança.

Avelino Tchipenda, Líder das comunidades do Bairro Boa Esperança no Namibe

 

Instado sobre a vandalização de bens públicos, Avelino Tchipenda considera medida acertada aprovação da lei que criminaliza a vandalização de bens públicos.

Avelino Tchipenda líder das comunidades do Bairro Boa Esperança no Namibe

 

E o soba do bairro 5 de Abril sinaliza os avanços e dificuldades que se vivem na zona mais populosa da cidade capital da província do Namibe.

Nhanquenda Fernando Eduardo, Soba do Bairro 5 de Abril no Namibe

Quanto a vandalização de bens públicos, aquela autoridade tradicional pede a aplicação da lei.

Nhanquenda Fernando Eduardo, Soba do Bairro 5 de Abril no Namibe

Pontos de vista das autoridades tradicionais sobre o desenvolvimento da cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe que completa 175 anos de sua existência no próximo dia quatro deste mês.

 

O Instituto nacional de Emergências Médicas implantado há sete anos no Namibe exerce a sua atividade com imensas dificuldades decorrentes da insuficiência de recurso humanos e meios rolantes. Dos vinte e cinco profissionais do quadro pessoal da instituição, actualmente funciona apenas com dezoito devido a dispensa dos restantes para formação, o que causa constrangimentos no funcionamento do sector.

A Chefe do departamento do INEMA no Namibe, Adelina Serafim Camundongo, que lamentou o facto à rádio pública admite que a situação poderá ultrapassada com o próximo concurso público.

Adelina Serafim Camundongo, Chefe do departamento do INEMA no Namibe

Chefe do departamento do INEMA no Namibe, Adelina Serafim Camundongo, abraços com a insuficiência de recursos humanos e meios rolantes.

 

Fernando Gomes Solinho, Empresário no Namibe

Aberta no Namibe, exposição de potencialidades turísticas da província. Fina Satchipamba completa esta informação.
As potencialidades turísticas da província do Namibe estão patentes desde esta quinta-feira 1 de Agosto na EXPO-TUR, numa inciativa da Administração municipal de Moçâmedes.
O certame, primeiro do género com a duração de quatro dias, conta com mais de vinte expositores e visa estimular o envolvimento da classe empresarial na economia regional com destaque para o turismo. A feira surge no quadro das celebrações dos 175 anos de existência da capital da província do Namibe. O director municipal de programa integrado de desenvolvimento económico, Fernando Solinho fala do evento.

Peça de Fina Satchipamba, correspondente do NFV no Cunene

Potencialidades turísticas da província do Namibe patentes desde esta quinta-feira 01 de Agosto na EXPO-TUR, numa inciativa da Administração municipal de Moçâmedes.

 

Dois caçadores furtivos com idades compreendidas entre os 30 e 34 anos, que escaparam a vigilância dos fiscais do parque nacional do Iona no município do Tombwa província do Namibe, capturaram uma onça, e foram apanhados em flagrante, na vizinha província da Huíla onde pretendiam vender o animal a cidadãos estrangeiros, na cidade do Lubango. O facto foi confirmado à Comunicação social local, pelo porta-voz da polícia na Huíla, José Nongava.

José Nongava, Porta-voz da polícia na Huíla

Porta-voz da polícia na Huíla, José Nongava confirmando a detenção de dois caçadores furtivos na cidade do Lubango onde pretendiam vender uma onça capturada nas imediações do parque nacional do Iona, província do Namibe.

Angola Tribunal de Saurimo condena 198 cidadãos à prisão por alegado apoio à autonomia das Lundas – Venâcio Rodrigues.

Peça de Venâcio Rodrigues, correspondende da voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This