NFV FORA D` HORAS 02-08-2024

02.08.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 02 de Agosto de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Archer Mangueira Governador do Namibe, doou mais de quatro milhões de Kwanzas ao lar o AMANHECER DA ESPERANÇA no bairro 5 de Abril em Moçâmedes;

2 – Liceu Nº 58M Welwitschia Mirabelis do Namibe considerada melhor escola do ensino Médio em Angola no ano lectivo 2023-2024;

3 – Deputado da UNITA no Namibe Sampaio Mucanda, pede que se crie uma comissão de inquérito por parte da assembleia nacional para investigação das sementes doadas pelo Governo central, nas regiões centro e sul de Angola;

4 – Cuando Cubango com duzentas e quarenta e cinco áreas minadas, está no topo com mais soldados mudos;

5 – Angola: As “nefastas” consequências do alcoolismo na juventude e no funcionalismo público.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo a partir da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

O governador do Namibe, Archer Mangueira, entregou esta quinta-feira ao centro de acolhimento de crianças desamparadas, denominado, O AMANHECER DA ESPERANÇA, situado no bairro 5 de Abril em Moçâmedes, 4 milhões e 464 mil Kwanzas. O montante é parte da receita da venda da sua recente obra literária intitulada, ANGOLA GERAÇÃO DE TRANSIÇÃO.

Archer Mangueira, governador do Namibe

Na ocasião, o governante que é padrinho do referido lar, explicou as motivações que estiveram na base do seu gesto humanitário e enalteceu o papel daquela instituição, que visa garantir um futuro risonho aos petizes, até então atirados a sua sorte.

 

Abel Kalanja, Mentor do projecto e responsável do lar Amanhecer da Esperança

E o mentor do projecto e responsável do lar, Padre Abel Kalanja, já tem definidas as ações onde serão investidas, a verba recebida do governador Archer Mangueira.

 

Abel Kalanja, Mentor do projecto e responsável do lar Amanhecer da Esperança

A construção de salas de aulas é outra prioridade do Padre Abel Kalanja.

Governador do Namibe, Archer Mangueira, doou mais de 4 milhões de Kwanzas ao lar de acolhimento de crianças desamparadas, denominado, O AMANHECER DA ESPERANÇA, situado no bairro 5 de Abril em Moçâmedes, receita proveniente da venda da sua recente obra literária intitulada, ANGOLA GERAÇÃO DE TRANSIÇÃO.

 

Ana Dias Lourenço, Primeira dama da República de Angola

A primeira dama da República, Ana Dias Lourenço, apelou aos professores e a direção do Liceu nº 58M Welwitschia Mirábilis, na passada segunda-feira 31 de Julho, na cidade de Moçâmedes capital da provincia do Namibe, para continuar a dar exemplo de excelência no país.

 

Ana Dias Lourenço, Primeira dama da República de Angola

Por outro lado, a primeira dama, fez saber que esforços junto dos parceiros sociais no âmbito da responsabilidade social, continuarão a ser empreendidos.

Primeira dama da república Ana dias Lourenço, diante dos parceiros sociais no âmbito da responsabilidade social no Liceu Welwitschia-Mirábilis no Namibe.

Liceu nº58M Welwitschia Mirabilis do Namibe, considerada melhor escola do ensino médio em Angola no ano lectivo 2023-2024.

 

Um tema que muito tem se levantado pelos reis do Cuando Cubango, rei do Cuanza Sul e pelo rei do Huambo, que as sementes destribuidas pelo governo central á todas as provincias, para a prática da agricultura, no centro e sul de Angola, os agricultores desta vez dizem que as sementes não brotou, o que vai resultar na fome estrema, e outros dizem que cultivou-se mais na colheita, já não vai ser possivel colher de acordo aquilo que se plantou, e suspeita-se que pode haver má fé por parte dos fornecedores, e a quelas autoridades tradicionais, pedem que as autoridades afins investiguem este facto.

Sampaio Mucanda, Deputado da UNITA no Namibe

Em entrevista concedidia ao NFV, o deputado do ciclo parlamentar da UNITA no Namibe, deputado Sampaio Mucanda, disse que é preciso que se crie uma comissão de inquérito junto assembleia nacional para a devida investigação.

 

 

Sampaio Mucanda, Deputado da UNITA no Namibe

Sampaio Mucanda fez saber ainda, que os gados vindos do Tchad, a região sul não foi beneficiada.

Deputado do ciclo parlamentar da UNITA no Namibe Sampaio Mucanda, e o ponto de vista da situação social da região centro e sul de Angola. Deputado da UNITA no Namibe Sampaio Mucanda, pede que se crie uma comissão de inquérito por parte da assembleia nacional, para investigação das sementes doadas pelo governo central, nas regiões centro e sul de Angola.

 

O diretor-geral da Agência nacional de Ação contra minas, Brigadeiro Leonardo Severino Sapalo, disse em Menongue, na província de Cuando Cubango, que Angola precisa de 238 milhões de dólares norte-americanos, para tornar livres de minas, mil e 39 áreas correspondente a 70 milhões de metros quadrados ainda com esses engenhos explosivos.

O Cuando Cubango está no topo com mais soldados mudos, com um campo de minas com duzentas e quarenta e cinco (245) áreas.

Leonardo Severino Sapalo, Diretor-geral da Agência nacional de Ação contra minas

Angola precisa de 238 milhões de dólares norte-americanos para tornar livres de minas, mil e 39 áreas correspondentes a 70 milhões de metros quadrados.

 

Angola: As “nefastas” consequências do alcoolismo na juventude e no funcionalismo público. Os promenores desta notícia, é com o correspondente da voz da América na cidade de Luanda, jornalista Venâncio Rodrigues

Peça de Venâncio Rodrigues, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This