NFV FORA D` HORAS 09-08-2024

09.08.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 09 de Agosto de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Caminho-de-ferro de Moçâmedes e AMS-TELECOM, já trabalham na reposição dos duzentos metros de fibra ótica vandalizados;

2 – Namibe: responsáveis do sector da cultura e turismo no Namibe, defendem a criação e restauração de polígonos e cortinas florestais com pousadas que facilitem o campismo na província;

3 – Bispo do Namibe considera que Angola perdeu legado dos seus antepassados;

4 – SIC – Namibe deteve quatro supostos burladores cibernéticos dentre eles dois pastores;

5 – Angola: autoridades denunciam utilização de crianças em actos de vandalismo de bens públicos.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, Domingos Marques produz e apresenta o noticiário, a partir da cidade capital do Namibe, com apoios do NED e da Open Society.

 

Francisco Mário, Delegado Provincial do CFM

O Caminho-de-ferro de Moçâmedes e AMS-TELECOM, deram início aos trabalhos de reposição dos duzentos metros de cabos de fibra ótica recentemente vandalizados, o que provocou sérios constrangimentos nas comunicações entre algumas estações, no ramal ferroviário de Moçâmedes. O facto foi revelado à rádio pública, pelo delegado provincial do CFM, Francisco Mário.

 

Francisco Mário, Delegado Provincial do CFM

O responsável lamentou que a situação, não só afecta os passageiros, mas também os operadores económicos exportadores do ramo da indústria extractiva.

Delegado provincial do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, Francisco Mário. CFM e AMS-TELECOM já trabalham na reposição dos duzentos metros de cabos de fibra ótica, recentemente vandalizados.

 

Na perspectiva de alavancar o turismo na província, os responsáveis do sector da cultura e turismo no Namibe, defendem a criação e restauração de polígonos e cortinas florestais com pousadas que facilitem o campismo em todos os municípios.

O chefe do Departamento para cultura, do gabinete provincial da cultura, turismo e ambiente no Namibe, Vladimiro Carvalho, que revelou recentemente o facto, advogou ainda a necessidade de manutenção de avenidas e zonas nobres que servem de postais a entrada dos municípios e comunas.

Vladimiro Carvalho, Chefe do Departamento para cultura, do gabinete provincial da cultura, turismo e ambiente no Namibe

Chefe do Departamento para cultura, do gabinete provincial da cultura, turismo e ambiente no Namibe, Vladimiro Carvalho, apontando alguns eixos para desenvolvimento sustentável do turismo na província.

 

O Bispo da Diocese do Namibe, fez notar que a inclinação para tudo o que é estrangeiro, numa só palavra, a xenomania, ao que chamou de hibridação cultural, os angolanos não têm presente o legado dos provérbios, que são uma filosofia aguda e profunda dos seus antepassados.

Dom Dionísio Hisilenapo, Bispo da Diocese do Namibe

Dom Dionísio Hisilenapo, que celebrava muito recentemente a missa, por ocasião dos 75 anos de existência da cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, assinalados no passado dia quatro do mês em curso, fez saber ainda que a revisão constante das leis e outras práticas que se assistem no país, é consequência da lógica do pensamento do ocidente.

Bispo da Diocese do Namibe, Dom Dionísio Hisilenapo, considera que os angolanos não têm presente o legado dos provérbios, que são uma filosofia aguda e profunda dos seus antepassados, por inclinação para tudo o que é estrangeiro, ao que chamou de hibridação cultural.

 

SIC – Namibe deteve quatro supostos burladores cibernéticos dentre eles dois pastores

Quatro supostos burladores cibernéticos, dois dos quais pastores, foram detidos pelo SIC no Namibe. A Polícia de Investigação e Ilicitos Penais, também deteve e apresentou a imprensa, seis deliquentes, de entre estes também um pastor da Igreja “Novos Tempos”, localizada no bairro Eucaliptos, acusados de vandalizar os bens públicos. Outros detalhes com Armando Chicoca da Voz da  América.

Peça de Armando Chicoca, Correspondente da Voz da América no Namibe

 

As autoridades angolanas denunciaram esta quinta-feira em Luanda, crime organizado de vandalização de bens públicos, com maior incidência sobre o material ferroso, cujos principais mentores são cidadãos estrangeiros e cujo dedo acusador aponta os de nacionalidades chinesa, maliano, grande parte são do Oeste africano. O diretor do Gabinete Jurídico do SIC, Superintendente José Alfredo, revelou que existe crime organizado e a grande preocupação tem a ver com as indústrias clandestinas que estão ao arrepio da lei.

Superintendente José Alfredo, Diretor do Gabinete Jurídico do SIC

 

E porta-voz da comissão provincial de Luanda, do programa de protecção de bens públicos, Dorivaldo Adão, disse que mais de sessenta por cento dos cidadãos envolvidos na vandalização do material ferroso, são ex-patriados e crianças.

Dorivaldo Adão, Porta-voz da comissão provincial de Luanda, do programa de proteção de bens públicos

Autoridades angolanas denunciam cidadãos ex-patriados, que envolvem crianças no crime organizado de vandalização de bens públicos, com incidência para o material ferroso, uma moda que tende a ganhar contornos insustentáveis no país.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This