NFV FORA D` HORAS 12-08-2024

12.08.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 12 de Agosto de 2024 com o seguintes tópicos:

1 – Namibe: em véspera do início do ano lectivo, responsáveis de instituições escolares clamam por mais salas de aula e manuais de apoio para docentes;

2 – Polícia nacional no Namibe deteve na semana finda, vinte e nove cidadãos em regime preventivo, suspeitos de prática de vários crimes;

3 – Tômbwa município da província do Namibe, arrecada cento e quarenta milhões de Kwanzas como melhor município da classe “B´´

4 – Sociedade cívil no Cuando Cubango, preocupada com aumento de exploração ilegal de diamantes;

5 – Autoridades angolanas consideram preocupante tráfico de seres humano no país.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Tchiwape, a partir de Moxico, com apoios do NED e da Open Society.

Na província do Namibe, os representantes das zonas de influência pedagógica de diversas instituições escolares, reunidos recentemente em Moçâmedes para avaliação do ano lectivo findo, constataram com preocupação as insuficiências no processo de ensino. Os problemas  prendem-se com a insuficiência de carteiras, salas de aula, falta de  manuais de apoio ao corpo docente e pessoal administrativo, entre outros problemas para os quais pedem as autoridades competentes no sentido de encontrarem soluções, para não comprometer o ano lectivo 2024-2025 às portas.

 

O primeiro apelo veio do coordenador da educação na comuna Lucira, Francisco Xavier.

Francisco Xavier, Coordenador da educação na comuna da Lucira

 

E o docente Gonçalves Uanandumbo, lamenta a falta de meios rolantes, situação que tem provocado atraso às aulas, insuficiência de professores e fraco domínio de algumas áreas do saber, por parte de alguns docentes, entre outras dificuldades que concorrem para a fraca qualidade de ensino.

Gonçalves Uanandumbo, Docente na Comuna da Lucira

Representantes das zonas de influência pedagógica de diversas instituições escolares, reunidos recentemente em Moçâmedes para avaliação do ano lectivo findo, constataram com preocupação as insuficiências no processo de ensino.

 

Namibe, polícia nacional continua apertar  aos mentores de insegurança pública na província. Edson Fela completa esta informação.

Vinte e nove cidadãos foram detidos em regime preventivo, pela polícia nacional na província do Namibe, em consequência de ocorrência de trinta e sete crimes de natureza diversa, vinte e quatro dos quais  esclarecidos. Estes dados foram revelados por João Bamba Gomes, especialista de imprensa do Comando provincial do Namibe da Polícia nacional, quando faziam o balanço da situação de segurança pública na província, referente a semana finda.

Neste período, as estradas foram assombradas por onze acidentes de viação, que tiveram como consequência um morto e dezanove feridos

No último fim-de-semana, registaram-se sete crimes diversos e dois acidentes de viação, com quinze detidos como presumíveis autores.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Abelardo Lemba, Administrador do Tômbwa

O Tômbwa, na província do Namibe, conquistou o prémio de melhor município de Angola na classe-B, na gala realizada sábado último, em Malanje, uma distinção de 143 milhões de Kwanzas, que serão investidos em projectops sociais. O município piscatório concorreu em várias categorias do concurso promovido pelo Ministério da Administração do Território, uma iniciativa do chefe do Poder Executivo angolano, João Lourenço. O Administrador local, Abelardo Lemba, enalteceu o empenho  dos seus colaboradores, a sociedade cívil e a população.

Município do Tômbwa arrecadou 140 milhões de Kwanzas, como melhor município de Angola na classe B. Ouvíamos o Administrador local, Abelardo Lemba.

 

A sociedade cívil na província do Cuando Cubando, apela as autoridades locais, adopção de medidas concretas para travar o aumento de exploração ilegal de diamantes e outros minerais estratégicos, em várias localidades do município de Mavinga. Esta ação envolve cidadãos nacionais e estrangeiros. O jurista Afonso Mucanda que lançou o apelo às autoridades locais, defende maior fiscalização a regularização dessa actividade para o bem da economia da província e do país em geral.

Afonso Mucanda, Jurista no Cuando Cubango

 

O académico Alberto Socoloque, diz que a comercialização ilegal desses recursos minerais não têm retorno desejável para o país.

Alberto Socoloque, Académico no Cuando Cubango

A sociedade cívil no Cuando Cubango, preocupada com aumento de exploração ilegal de diamantes e apela as autoridades locais para pôr fim ao garimpo da pedra preciosa.

 

As autoridades angolanas estão preocupadas com o tráfico de seres humanos, e os analistas alertam para o descontrolo do fenómeno. Para falar sobre o assunto, ouvimos o Procurador  Geral da República, Hélder Pitta Bróz, o Padre Celestino Epalanga da Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica e o jurista Serra Bango, que falava à Voz de América.

Angola é tida como um dos países de origem, destino e trânsito de tráfico de seres humanos, o que leva as autoridades a estarem cada vez mais preocupadas.

As províncias com maior incidência de tráfico de seres humanos, no que respeita à exploração sexual, e especialmente ao trabalho forçado de crianças, são Luanda, Cabinda, Zaire, Cunene e Lunda-Norte, sendo que a maioria delas partilham fronteiras com outros países, com excepção de Luanda.

Segundo a Voz de América as autoridades angolanas criaram em 2023, a comissão interministerial contra o tráfico de seres humanos, sendo o mecanismo nacional de preferência para proteção e assistência às Vítimas de tráfico em Angola, e procedimentos padronizados para identificação e encaminhamento de casos.

Segundo dados das Nações Unidas, Angola é ainda vista como país de origem e destino de homens, mulheres e crianças vítimas de tráfico sexual e trabalho forçado.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This