NFV FORA D` HORAS 13-08-2024

13.08.2024

Noticiário NFV edição de terça-feira 13 de Agosto de 2024,com os seguintes tópicos:
1- Namibe regista mais de mil novos casos de tuberculose;

2- Moçâmedes (Namibe) comunidade do bairro Cambongue pede mais salas de aula, centro de saúde e mais iluminação pública;

3-Jovens angolanos questionam como SIC e PGR combatem flagelo cybercrimes;

4- Bispo da Diocese do Cuíto, província do Bié defende e apela fiéis Católicos para estarem vigilantes aos actos que tendem destruição de bens públicos;

5- Presos morrem na Lunda-Norte e ativista alegam falta de assistência médica.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

António Félix ,Soba do bairro Cambongue na província do Namibe

A falta de água de iluminação pública no bairro Cambongue município de Moçâmedes província do Namibe tem facilitado os marginais nas suas ações maléficas traduzidas em roubos , furtos e vandalização de bens públicos. A inquietação é do recém-eleito soba daquela localidade, António Félix.

 

 

 

 

António Félix ,Soba do bairro Cambongue na província do Namibe

A autoridade tradicional advogou também a necessidade de mais salas de aula e uma unidade sanitária.

 

 

 

 

Soba do bairro Cambongue, município de Moçâmedes província do Namibe, António Félix e as inquietações da sua comunidade.

Lourenço Mussindindi, supervisor do programa de combate a doença de Tuberculose na província do Namibe

Mil 85 novos casos de tuberculose foram registados durante o primeiro semestre do ano em curso, na província do Namibe, pelas autoridades sanitárias, vinte e um dos quais terminaram em óbito. Segundo o supervisor do programa de combate a doença na província, Lourenço Mussindindi, entre os referidos casos cinquenta estão associados ao HIV-SIDA, tendo ressalto que no mesmo período mais de quarenta pacientes ficaram curados.

 

 

Lourenço Mussindindi, supervisor do programa de combate a doença de Tuberculose na província do Namibe

Lourenço Mussindindi assegurou que todas unidades sanitárias estão dotadas de fármacos para combater a tuberculose.

Durante o primeiro semestre deste ano Namibe registou mais de mil novos casos de tuberculose quarenta dos quais associados ao HIV-SIDA, segundo o Supervisor do programa de luta conta contra a tuberculose Lourenço Mussilindindi.

Jovens angolanos questionam como o SIC e a PGR combate flagelo cybercrimes. O desenvolvimento desta matéria é com Armando Chicoca

Peça de Armando Chicoca, Jornalista do NFV

Fiéis Católicos no Bié chamados a redobrar a vigilância face aos actos de vandalismo, escreve agência angolana de notícias ANGOP. Os dados adicionais desta matéria é com Edson Fela.
O bispo da Diocese do Cuíto, província do Bié, Dom Vicente Sanomba, defendeu , este domingo, nesta cidade, a necessidade dos fiéis Católicos estarem vigilantes aos actos que tendem a destruir os bens públicos, colocados a disposição de todos.
Segundo ANGOP, Dom Vicente Sanomba, teceu essas declarações durante a homilia da missa que marcou os 115 anos de de existência da paróquia de São Lourenço, a Cé Catedral(Sede da Diocese) , assinalados no passado dia seis do mês em curso.
De a cordo com o prelado, tem sido notório nos últimos dias a destruição, sobretudo, de postes de iluminação pública, sinais luminosos e outros sinais verticais de trânsito na via pública perpetuados por automobilistas que nem se quer são responsabilizados.
Para o religioso, esta ação concorre para um recuo no desenvolvimento que se pretende para as cidades.
Na ocasião, o governante em exercício do Bié, Edgar Marcelino Hilário, que testemunhou o evento, destacou o trabalho da Igreja na moralização da sociedade, que têm estado frequentemente a incutir nas pessoas o espirito de pertença e salvaguarda dos bens públicos colocados pelo estado, fez saber a ANGOP.

Peça de Edson Fela, jornalista comunitário do NFV

Houve morte de três pessoas nas cadeias da Lunda-Norte e os ativistas locais apontam como causa, a falta de assistência médica. O desenvolvimento desta matéria é com o Venâncio Rodrigues da Voz de América.

Peça de Venâncio Rodrigues, Correspondente da voz da América em Luanda

Três cidadãos morreram nos últimos dias dentro das celas da polícia na província angolana da Lunda Norte por alegada falta de assistência médica, segundo denúncia de ativistas locais dos direitos humanos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This