NFV FORA D` HORAS 19-08-2024

19.08.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 19 de Agosto de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Ex.Huíla: leilão do gado rendeu 150 milhões de Kwanzas aos criadores nacionais;

2 – Administrador do Camucuio apela população para consumir carne de animais abatidos fora dos matadouros ;

3 – Associação de mini autocarros expectantes com anunciado linha de financiamento par aquisição de nova frota para associados;

4 – Huíla:Administrador dos Gambos diz que dezasseis mil milhões de Kwanzas anual seria orçamento ideal anual para necessidades do município;

5 – Angola: Divisão contestada do território.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Ismael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Fina Shatipamba, transmitindo o noticiário apartir da província do Cunene com apoios do NED e da Open Society.

 

O leilão de gado da vigésima edição da feira agropecuária da Huíla, encerrado no último fim-de semana na cidade do Lubango rendeu 150 milhões de Kwanzas aos criadores nacionais, num universo de oitenta e oito (88) lotes colocados à disposição, dos 132 previstos.
Segundo o porta-voz da cooperativa dos criadores do sul de Angola, Víctor Panzo, durante o certame que congregou expositores e visitantes nacionais e estrangeiros foram vendidos quinhentos e cinquenta (550) animais, por isso, considera positivo o balanço.

Victor Panzo, porta-voz da cooperativa dos criadores do sul de Angola

Porta-voz da cooperativa dos criadores do sul de Angola, Víctor Panzo. Leilão de gado da vigésima edição da feira agropecuária da Huíla, encerrado no último fim-de semana na cidade do Lubango rendeu 150 milhões de Kwanzas aos criadores nacionais.

 

Azevedo Calassola, administrador do município do Camucuio província do Namibe

As autoridades do município do Camucuio província do Namibe estão preocupadas com o abate clandestino de animais para o consumo da carne. Mais dados sobre esta matéria com Domingos Marques.
O Administrador local, preocupado com os matadouros clandestinos e comercialização de carne não inspecionada pelos Serviços Veterinários, sensibilizou a população a não consumi-la, sob pena de contrair doenças. Azevedo Calassola advertiu que os prevaricadores estarão sob alçada das autoridades policiais.

Peça de Domingos Marques, repórter no NFV

Administrador do município Camucuio província do Namibe, Azevedo Calassola preocupado com os matadouros clandestinos e comercialização de carne não inspecionada.

 

O Delegado provincial da Associação dos mini autocarros no Namibe, Eduardo Timóteo aguarda com expectativa a anunciada linha de financiamento aos concessionários dos transportes públicos para aquisição de novos veículos e renovação dos actuais, em estado obsoleto.

Eduardo Timóteo, delegado da associação dos mini autocarros

 

Eduardo Timóteo pede aos organismos afins, a reabilitação da estrada nacional 280 que liga as capitais das províncias do Namibe e Huíla. Nomeadamente Moçâmedes e Lubango, num percurso de 180 quilómetros.

Eduardo Timóteo, delegado da associação dos mini autocarros

Delegado da Associação dos mini autocarros no Namibe, Eduardo Timóteo.

 

O Administrador do município dos Gambos, província da Huíla, necessita de um orçamento anual de 16 mil milhões de Kwanzas para fazer face aos inúmeros problemas que o município enfrenta.
Francisco Barros que falava à rádio pública fez notar que para além da seca, tem dificuldade de um orçamento que corresponda com as expectativas, programas de combate à pobreza e manifestou o desejo de ver o município elevado a outra categoria.

Francisco Barros, Administrador do município dos Gambos na província da Huíla

Administrador do município dos Gambos, província da Huíla, Francisco Barros necessita de um orçamento anual de 16 mil milhões de Kwanzas para fazer face aos inúmeros problemas que o município enfrenta.

 

Angola passará a contar com 21 províncias, contra as atuais 18, uma iniciativa bastante contestada pela oposição, sobretudo com a introdução, na especialidade, da divisão da província de Luanda.

Segundo a Voz da América, as três novas províncias, nomeadamente quando, que vem da divisão do Cuando-Cubango, Cassai Zambeze, que surge da divisão da província do Moxico, e Icolo e Bengo, oriunda da divisão da província de Luanda, elevam o país para 326 municípios e 378 comunas.

O partido no poder aprovou esta proposta sozinho, com votos contra do maior partido na oposição, a UNITA, e cinco abstenções dos partidos com menor representação.

A aprovação da divisão político-administrativa do pais acontece em tempo recorde, deixando para traz a discussão do pacote legislativo para a institucionalização das autarquias locais.

Para os analistas em Luanda, a proposta de divisão política e administrativa não é um assunto prioritário, uma vez que o pais enfrenta dificuldades de vária ordem para atender as necessidades das populações.

De acordo com o seu relatório de fundamentação da lei da divisão político-administrativa, esta iniciativa visa, por um lado, promover o desenvolvimento equilibrado do território, aproximar os serviços públicos aos cidadãos e garantir a ocupação integral do território.

Por outro lado, visa racionalizar os serviços da administração do Estado, aumentando a sua eficácia, eficiência e equidade.

O porta-voz do MPLA, Esteves Hilário, assegura que o orçamento geral do Estado de 2025 vai contemplar as três novas províncias surgidas no âmbito da divisão político-administrativa do País.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This