NFV FORA D` HORAS 21-08-2024

21.08.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 21 de Agosto de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Associação nacional dos cegos de Angola quer agrupar associados em cooperativas no Namibe;

2 – Namibe; Comissão multisectorial que fiscaliza cumprimento legislação laboral trabalha esta semana no municipio do Tombwa;

3 – Habitantes dos municípios do Camucuio e Bibala animados com ritmo dos trabalhos de asfaltagem da estrada que liga ambas localidades;

4 – Cuando Cubango: Estiagem obriga população a procurar comida nas matas;

5 – O custo e as dificuldades das novas províncias angolanas.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Ismael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Fina Shatipamba, transmitindo apartir do Cunene com apoios do NED e da Open Society.

A Associação nacional dos Cegos e Amblíopes de Angola no Namibe trabalha na organização dos associados com vista a criação de cooperativas agrícolas e de pequenos negócios, um esforço conjunto com o Gabinete provincial de Acção Social.

Segundo a secretária provincial da organização no Namibe, Joaquina Bamba, o objectivo é encontrar facilidade de acesso aos financiamentos disponibilizados pelo governo para os projectos dos membros.

Joaquina Bamba, Secretária provincial da Associação nacional dos Cegos e Amblíopes de Angola no Namibe

Associação nacional dos Cegos e Amblíopes de Angola, no Namibe, trabalha na organização dos associados com vista a criação de cooperativas agrícolas e de pequenos negócios.

 

No Namibe uma comissão multisectorial vocacionada a defesa dos direitos dos trabalhadores, preocupada com as sevícias de que os mesmos são vítimas por parte de algumas entidades empregadoras, com incidência estrangeiras, desencadeia uma ofensiva em vários sectores públicos e privados denominada, trabalho digno, para aferir o grau do cumprimento da legislação laboral. A referida comissão trabalha esta semana no municipio do Tômbwa. O inspector de segurança social Adilson Cupú fala dos objectivos da operação.

Adilson Cupú, Inspector de segurança social

No Namibe Comissão multisectorial vocacionada a defesa dos direitos dos trabalhadores trabalha esta semana no municipio do Tômbwa.

 

Os habitantes dos municípios do Camucuio e Bibala, província do Namibe animados com o ritmo dos trabalhos de asfaltagem da estrada que liga ambas localidades, num percurso de mais de noventa quilómetros, auguram novos patamares de desenvolvimento e atração de investidores para região, como diz Manuel Camôngua, da Bibala, que reclama também a reposição das pontes.

Manuel Camôngua, Munícipe da Bibala

Balbina Chimuco habitante do Camucuio diz que a circulação de pessoas e bens está mais facilitada.

Balbina Chimuco, Munícipe do Camucuio 

Habitantes dos municípios do Camucuio e Bibala, província do Namibe animados com o ritmo dos trabalhos de asfaltagem da estrada que liga ambas localidades.

 

A estiagem prolongada, que se regista há cerca de três anos, no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, tem obrigado a população a abandonar as aldeias e a percorrer longas distâncias para procurar comida nas matas. Edson Fela completa esta informação.

A informação foi, recentemente, avançada ao diário público angolano, pelo administrador municipal do Rivungo, João Wilson Tchimbinde, que descreve a situação da fome a nível do município como bastante preocupante, porque já decorrem três anos que as chuvas não caem de forma regular, o que tem dificultado os camponeses de produzirem.

Nas aldeias muitas casas foram abandonadas pelo facto de os proprietários irem para as matas ou as margens do rio Cuando à procura de tubérculos e frutos silvestres para matar a fome. Esta é uma situação para qual a administração municipal do Rivungo não tem capacidade para lidar, uma vez que não tem condições para solucionar o problema da fome.

O responsável teme que caso a situação prevaleça por muito mais tempo a população pode ter como a última alternativa o abate indiscriminado de animais no parque nacional do Luengue-Luiana, situado no município do Rivungo.

Apesar da grande escassez alimentar, João Wilson Tchimbinde adiantou que a Administração Municipal ainda não registou nenhuma morte, mas os casos de desnutrição aguda no seio dos habitantes são bastante acentuados.

Por essa razão, solicitou que as autoridades locais e centrais criem o mais rápido possível um plano de contingência para inverter o actual quadro.

Peça de Edson Fela, jornalista comunitário do NFV

 

A nova Divisão Política Administrativa de Angola (DPA) continua a causar controvérsia e discussão em Luanda, embora haja quem diga que esses debates nada servem “porque já não vai mudar absolutamente nada”. Manuel José da Voz da América tem outros  detalhes.

Peça de Manuel José, Correspondente da Voz da América em Luanda.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This