NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

06.09.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes;

2 – Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo;

3 – Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA no Cuando Cubango depende da vontade política do executivo Angolano;

4 – CIVICOP: Entregues os restos mortais de 30 vítimas dos conflitos na localidade de Indungo;

5 – Angola diz-se preparada para combater crimes cibernéticos mas alguns duvidam.

 

Somos á rádio Online NFV, coordenação e Supervisão de Armando Chicoca, edição e Produção de Domingos Marques, eu sou a Fina Shatipamba, transmitindo o noticiário a partir da cidade de Ondjiva Capital da província do Cunene, com apoios do NED e da OPEN SOCEYT.

 

População Namibense recebeu de braços abertos os 11 novos Juízes apresentados recentimente para reforçar a magestratura judicial na Provincia.

O empreendedor Benedito Tchitumba, desejou boas vindas aos novos Juízes e que estes trabalhassem mais para que a justiça se faça sentir na provincia.

Benedito Tchitumba, Empreendedor na capital da província do Namibe

 

Ilídio Serafim outro morador

Ilídio Serafim, Morador na capital do Namibe

 

Por outro lado a cidadã Joana, diz que os novos juízes vieram para reforçar no dinamismo processual.

Joana, Morador na capital do Namibe

Moradores da provincia do Namibe expectantes com a vinda dos 11 novos Juízes.

Vale lembrar que esta prevista para o próximo dia 10 do corrente mês, a sessão da apresentação pública de oito novos magistrados do ministério público nomeado para exercerem funções na provincia do Namibe.

 

O Governo da Província do Bié tem disponível 336 milhões de kwanzas para apoiar os projectos nos sectores da Agricultura, Pescas e Indústria Transformadora, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza. Domingos Marques tem mais detalhes.

Neste contexto, já foram desembolsados 168 milhões de kwanzas para materializar 27 projectos, dos 42 que constam do programa, que beneficiaram cooperativas agrícolas e produtores individuais.

Com o financiamento proveniente do PIDLCP, os camponeses adquiriram meios de produção para o fomento do auto-emprego e estimular as actividades socioeconómicas no município do Andulo.

A governadora provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, reuniu com mais de 150 jovens de diferentes estratos sociais do município, que desempenham acções no sector produtivo, com realce ao agrícola e das pescas.

No encontro, a responsável explicou o objectivo que o Executivo pretende atingir, ao apoiar, com mais de 300 milhões de kwanzas, as iniciativas projectadas por aquela franja.

“O principal objectivo do Governo, ao criar estes programas de incentivo aos empreendedores das nove municipalidades da província, é de apoiar os agricultores familiares a aumentarem a produtividade, visando a sua transição da agricultura de subsistência para a agricultura rentável, e posicionar Angola entre os maiores de África na produção agrícola, em especial nos cereais”, disse a governadora.

Celeste Adolfo lembrou ainda à juventude do Andulo que os programas traçados pelo Executivo, no âmbito do PIIM, PIDCLP e do Njila, visam fundamentalmente melhorar a vida das famílias, sendo importante que cada um explore as suas capacidades, inovando e criando oportunidades de negócios rentáveis.

Peça de Domingos Marques, Jornalista do NFV

 

Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA no Cuando Cubango depende da vontade política do executivo Angolano. Mais dados com jornalista Armando Chicoca a partir da cidade capital do Namibe.

Peça de Armando Chicoca, Correspondente da Voz da América no Namibe

 

A Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP) entregou, ontem, as ossadas de 30 vítimas, de um total de 37, resultantes de um ataque perpetrado pelas extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), na localidade de Indungo, na província da Huíla, em Setembro de 1977. Edson Fela completa está informação.

Na cerimónia, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, foram entregues os restos mortais que se encontravam enterrados numa vala comum aos respectivos familiares.

Ao intervir, no acto que teve lugar na Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN), João Ernesto dos Santos “Liberdade” sublinhou que “recordamos o trágico episódio registado no dia 4 de Setembro de 1977, em que foi posta à prova a determinação e a bravura dos habitantes da aldeia de Indungo, que num contexto de guerra civil pós-independência travaram um forte confronto com as tropas das ex-FALA, resultando na morte de mais de três dezenas de habitantes, incluindo mulheres e crianças”, disse.

Explicou que em memória dos que tombaram neste fatídico dia, um grupo de familiares e naturais da aldeia de Indungo endereçou uma petição à Comissão para Implementação do Programa de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) para o apoio institucional do Estado na localização e exumação dos restos mortais.

Considerou a cerimóniacomo um acto moral de realce, pois os entes queridos podem agora realizar óbitos que estejam em conformidade com os usos e costumes da ancestralidade. “Urge reconhecer o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, por criar a CIVICOP, como plataforma para a implementação do plano de homenagem às vítimas dos conflitos e promoção da reconciliação nacional.

Para o ministro, está acção permite o perdão e paz de espírito, assim como enterros condignos que qualquer angolano merece, incluindo a entrega das certidões de óbito e outros enquadramentos legais decorrentes do acto.
João Ernesto dos Santos “Liberdade” considera a medida como um gesto de puro humanismo e sentido de Estado, que deve ser replicado para enaltecer a reconciliação e o perdão, sem quaisquer tipos de responsabilização dos seus autores morais ou instigadores.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

As autoridades angolanas mostram-se confiantes na sua capacidade de fazer face ao crime cibernético que tal como através do mundo está a conhecer um aumento no país, mas alguns especialistas duvidam deste optimismo. Os pormenores desta notícia é com o correspondente da voz da América em Luanda Jornalista Manuel José.

Peça de Manuel José, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This