RÁDIO NFV FORA D` HORAS

20.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEXTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2021

1-Escolas do Puniv  no Namibe poderão ser transformadas em Institutos Técnico Profissionais  afirma Director provincial da Educação Valério Arcanjo.

2-Aumento de casos de HIV/Sida no Namibe preocupa autoridades sanitárias na província.

3-Exigências das médias de 14 valores no acesso a Universidade, tem implicações no seio da juventude.

4-Governo do Namibe implementa políticas de proteção social a pessoa portadora de Albinismo.

Nós somos à rádio NFV, edição de sexta-feira 20 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, técnica de Fonseca Tchingui, edição e apresentação de Luísa Gomes.

Uma a uma vamos ao desenvolvimento das noticias

Valério Arcanjo, Director do gabinete provincial da Educação no Namibe

As escolas do Puniv na província do Namibe poderão ser transformadas em Institutos politécnicos segundo disse nesta quinta-feira19 de Agosto o Director do gabinete provincial da Educação, Valério Arcanjo. A medida visa potenciar os estudantes com os cursos técnico profissional.

“Relativamente a questão da transformação de alguns Liceus em Instituto técnico profissional, então demos nota disso dos nossos conhecimento, por conta da empregabilidade nós temos muitos Liceus a nível da Província, temos poucas escolas de ensino técnico profissional portanto é nossa pretensão”, disse.

A Província do Namibe registou no primeiro semestre do ano em curso 25 óbitos resultantes do aumento de casos de HIV/Sida na província. Os dados foram revelados pelo director do gabinete provincial da saúde no Namibe Coríntios Miguel, a margem do encontro do conselho de auscultação da comunidade, realizado nesta quinta-feira 19 de Agosto.

“No primeiros semestre de 2020 tivemos 17 óbitos e em 2021 no mesmo período tivemos 25 óbitos, logo mostra um gráfico crescente não só o número de caso como também o número de óbitos”, manifestou.

Por outro lado o responsável da saúde afirmou que a promiscuidade sexual, por parte dos adolescentes esta na base do aumento de casos.

“A explosão sexual significa que as pessoas fazem sexo anartricamente agora o que antigamente aqueles considerávamos de menores que não teriam a vida sexual ativa hoje já conseguimos constatar menores de idade a envolver-se na vida sexual isto aqui parece ser encarado como se fosse normal, logo daí o índice de promiscuidade tende aumentar não só na Província basta nós vermos a imprensa para compreendermos o mundo esta a viver uma explosão sexual”, disse.

As exigências da média de 14, no acesso a universidade, têm implicações no seio da juventude. Esta afirmação foi defendida pelo académico Pedro Vite, durante o debate do Mwangolé desta quarta-feira 18 de Agosto.

Pedro Vite, Formado em Sociologia

“Do ponto de vista social para além da própria exclusão no sistema de ensino, os jovens ficam limitados de dar continuidade com a sua formação académica e isso pode depois incorrer em outras situações porque as pessoas precisam encontrar alternativas, e precisamos ter em conta que de grosso modo estamos apelar a uma facetaria a que vai ser afetada tanto negativamente por esta medida, estamos a falar essencialmente dos jovens que estão numa fase da vida em que precisam descobrir os seus potenciais, precisam trabalhar os seus potenciais, precisam encontrar caminhos para se estabelecerem como pessoas dentro de uma sociedade, nós já temos atualmente índices preocupantes de criminalidade, de delinquências, não há dias que acordamos e não há relatos de assaltos com recursos a armas brancas e outros meios, todos os dias nas comunidades há relatos e se formos a consultar também a estatística da própria policia nacional preocupa-nos, preocupa-nos também os indicadores crescentes da prostituição não só aquela que acontece a olho nu mas nós vamos notando também situações de comportamentos negativos, com certeza que essa medida vai contribuir muito para o acréscimo desses fenómenos que podem naturalmente surgir como um efeito direto ou indireto dessa medida”, disse.

Enoque Livulo, Psicólogo

E para o psicólogo Enoque Livulo, esta medida do executivo, pode potenciar o consumo excessivo de drogas, assim como a prostituição.

“No contexto psicológico posso dizer que toda e qualquer medida de exclusão ou de descriminação é uma forma de violência, nessa perspetiva as pessoas  que tomaram essa decisão, as entidades no caso sendo violadores de algum bem que neste contexto é o bem-estar psicoemocional do individuo, esse bem-estar psicoemocional que é fundamental dos jovens e precisa estar em pleno gozo de saúde e faculdades mentais para poder responder as exigências da sociedade, quando ia dizendo das várias direções dessa intenção quero trazer exemplo aqui um pormenor de que a intenção é boa, inscrever-se alunos com média 14 a intenção é boa, sobre ponto de termos qualidade de ensino como tal, porem a maneira como ela foi aplicada não foi a mais acertada, naturalmente faz parte dos decretos já a muito tempo, mas conforme sabe as mudanças devem ser processuais não podem ser radicais, estamos apelar aqui medida processual em que tem que acontecer as mudanças, os tais decretos é mesma coisa é uma água parada e naturalmente elas a obedecerem o percurso têm de merecer naturalmente um agitar e quem tinha que fazer isso é a autoridade superior”, disse.

Já o sociólogo Querino Boano, afirma que a média 14 não define o perfil do aluno.

Querino Boano, Sociólogo

“A educação é um dos fatores de mobilidade social ascendente e é por via da educação que muitos de nós nos realizamos como pessoas, como funcionários e por ai fora, a questão da média 14 vem como diz o nosso tema tem a ver com a exclusão social, a exclusão social refere-se exatamente ao modo como os indivíduos são excluídos do uso da vida plena do grupo a que pertence, nesse sentido, quando a um jovem lhe é coartada a possibilidade de ir a uma universidade para que depois dai na sua vida vir a ter a chamada mobilidade ascendente, não podemos dizer que seja uma medida acertada, tinha que se comunicar com muita antecedência, quando nos vêm dizer isso agora algumas questões vão surgindo, porquê só agora? Talvez seja uma maneira, um travão que querem colocar agora olhando para aquilo que é a qualidade e a quantidade de estudantes universitários que nós vamos tendo ano após anos vamos registando muitos licenciados, mas se olharmos para a qualidade que se produzi-o ai, tal como disse o Enoque o problema de escrita, então será que só surgi-o agora, vamos parar só agora e tentar organizar isso, e então não posso concordar que seja uma medida acertada, como disse o colega, a iniciativa é boa porque precisamos também de qualidade, mas a maneira como nos foi comunicado esse processo é tao repentino, como dizia fomos todos apanhados com as calcas nas mãos e não é assim que as instituições funcionam”, reagiu.

O Gabinete municipal, para os assuntos sociais em parceria com a Associação dos portadores de albinismo, levou a cabo nesta quinta-feira, uma Acão solidária de consultas gratuitas de, dermatologia a pessoa portadora de Albinismo. O Administrador adjunto para o sector social e da comunidade, Narciso da Costa, salientou que os organismos do Estado devem prestar maior atenção a esta franja da sociedade.

Consultas gratuitas

” É necessário que os pais e encarregados de educação não escondam os seus filhos, não inibam de lança-los a sociedade por este motivo é que nós estamos aqui a incentivar a criação da Associação do Albinismo para que seja um parceiro e nos ajude a trazer para a sociedade todas aquelas a pessoas que por alguma razão nasceram com esta dificiencia,mas precisam sobreviver e ultrapassar algumas dificuldades até mesmo de emprego, e a de estudo, portanto que usufruam de tudo aquilo que o País tem que possa oferecer a cada um de vós, a nossa intenção de realizar está actividade hoje, era de facto chamar atenção as organizações da sociedade civil no sentido de olhar para o albinismo de maneira diferente, é de chamar atenção para que aquelas organizações e os organismos de Estado que realizam concursos públicos como é caso da saúde, educação e outros organismos que tenham em conta aquilo que a lei trás”, recomendou.

Assim terminamos o espaço informativo desta sexta-feira, 20 de Agosto de 2021,a verdade dói, mas liberta. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 25-04-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 25 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Soba Tyakalatxinana assassinado em Cavugula na Lunda-Norte por desconhecidos; 2 - Namibe: Ordem dos Advogados defende revisão da lei dos crimes ambientais; 3 - No município do...

CASAL DOLBETH COSTA NO NAMIBE PEDE APOIO DA SOCIEDADE

Em carta posta a circular em todos Orgãos, PGR, Governo, partidos póliticos com assento no parlamento, deputado da assembleia do povo, comandante da polícia, jornalistas e organizações não governamentais, Bruno Claúdio Dolbeth Costa e Celeste Daina de Melo Dolbeth...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This